Roma Sem categoria

A ascensão de uma religião: cristianismo teve sua origem durante o Império Romano

Nesta quinta(14) a Band exibe mais um episódio da série ROMA. Um verdadeiro sucesso de público e crítica em todo o mundo.

Hoje considerada a religião com o maior número de adeptos no mundo, o cristianismo teve sua origem no meio do império romano. A região da Judeia (corresponde a Israel e Palestina hoje) era um dos territórios ocupados pelos romanos, fora conquistada por Pompeu em 63 a.C.

Durante muitos anos essa terra foi pretendida por muitas pessoas, vários grupos judaicos moravam na região. E nesse ambiente, durante o reinado de Augusto, nasceu Jesus, um judeu que se dizia filho de Deus e que com os anos ganhou muitos seguidores.

Depois da sua morte, o número de devotos desse Messias foi aumentando cada vez mais com o passar dos anos.

O cristianismo era proibido no início do império romano. Vários imperadores, como Marco Aurélio, Décio, Valeriano e Diocleciano, ordenavam perseguições aos cristãos que eram assassinados de diversas maneiras.

Com o passar dos anos, a elite romana foi tomando o gosto da religião. Depois de três séculos de perseguição, o primeiro imperador cristão foi Constantino, que assumiu o cargo no ano 306. Constantino deu o primeiro passo a aceitação dos cristãos em 313, com o Édito de Milão, que instituía uma tolerância religiosa no império.

A religião se tornou oficial no império anos depois, com o imperador Teodósio I, em 380. E com o passar do tempo a igreja foi se tornando mais poderosa, conseguindo até acabar, séculos depois, com as tão populares lutas de gladiadores, famosas desde o início de Roma.

A série ROMA vai ao ar nesta quinta(14) as 00h15. Confira a sinopse do episódio.

Ano II / Episódio 07
A MÁSCARA DA MORTE
(Death Mask)

Antonio coloca em risco sua aliança com Otaviano. Timão e Levi decidem-se quanto aos planos de Herodes. Enquanto isso, Voreno suspeita do repentino interesse de Pullo por sua filha.

Horário de Brasília

HD onde disponível

Deixe o seu comentário

Veja aqui a programação da TV