Sem categoria

Confira atração da Semana Nacional de Museus


De 14 a 20 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está realizando a 10ª Semana Nacional de Museus. Mais de três mil eventos culturais estão acontecendo em 1114 museus e instituições culturais de todo o Brasil incentivando que mais pessoas tenham acesso à arte e à cultura.

A iniciativa, celebrada anualmente em diversos países, é comemorativa ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). A 10ª Semana traz como tema “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações”.

Com mais de 1500 obras de grandes mestres da arte mundial, a Fundação Ema Gordon Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, participa das comemorações com uma programação especial.

“Durante a semana, o público poderá fazer visitas monitoradas gratuitas sem necessidade de reserva. E no sábado a visita será temática sobre a prática do colecionismo e mostrará características dos objetos expostos”, explica o curador da Casa-Museu Ema Klabin, Paulo de Freitas Costa.

Aberta para a visitação pública desde 2007, a Fundação Cultural Ema Klabin conta com um acervo reunido ao longo de mais de 70 anos pela colecionadora Ema Gordon Klabin em galerias e antiquários no mundo inteiro.

A coleção possui mais de 1500 peças, oriundas de quatro continentes e diversas civilizações,com grande ênfase na arte europeia e brasileira, importantes núcleos de arte asiática, arte africana, artes decorativas e obras da Antiguidade Clássica e do período pré-colombiano. Entre as preciosidades, estão pinturas do russo Marc Chagall, do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, entre outras.

Inspirada nos pavilhões palacianos europeus, a casa-museu de 900 m², construída na década de 50 pelo engenheiro-arquiteto Ernesto Becker especialmente para abrigar as obras da colecionadora, é uma atração à parte. Assim como o jardim do museu, projetado por Burle Marx.

Serviço:
O que: Semana Nacional de Museus – Visitas Monitoradas
Onde: Fundação Cultural Ema Klabin – Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo.
Quando: 15 a 18 de maio às 14h, 15h, 16h. No dia 19, a visita é temática sobre colecionismo e acontece às 14h.
Quanto: Entrada franca e sem necessidade de reserva
Mais informações: 011 3062-5245 ou pelo site www.emaklabin.org.br

Veja aqui a programação da TV