Senhor dos Céus

Uma comemoração diferente

Escrito por Israel Lima Bezerra

Saiba como é o Dia de Finados dos mexicanos

Band a exibir nesta sexta, 06, à 1h20 a premiada série Senhor dos Céus. Estrelada pelo galã mexicano Rafael Amaya.

O dia 2 de novembro no Brasil, é reservado para o Dia de Finados. Nesta data o costume é melancólico e resulta em cemitérios lotados com muitas homenagens aos entes queridos que já se foram.

No México, país em que se passa a série Senhor dos Céus, a data é chamada de Dia dos Mortos e diferente daqui, é feito uma grande festa. As comemorações começam no dia 31 de outubro e terminam no dia 2 de novembro.

A festa é feita para celebrar a visita aos antepassados. Para o povo mexicano é importante receber os mortos com alegria e com coisas que gostavam enquanto vivos. As homenagens são as mais variadas, o povo faz desde altares coloridos, até versões gigantes da famosa caveira La Catrina, que é um símbolo nacional.

Além dos símbolos decorativos, as piñatas também fazem parte da festa. Se trata de uma tradição onde uma panela recheada de doces é coberta com papel crepom de várias cores e que podem ter muitas formas. Uma pessoa fica de olhos vendados e tenta quebrar a panela para liberar os doces de dentro. A brincadeira não tem idade e participam dela tanto os adultos quanto as crianças e adolescentes.

A tradição é tão grande que a festa é considerada pela UNESCO como patrimônio da humanidade e atraí a atenção de curiosos de todo o mundo neste período.

A série Senhor dos Céus vai ao ar nesta sexta, 06, à 1h20. Confira a sinopse.

Ano 1 / Episódio 42

A VINGANÇA CONTRA CHACORTA É PREPARADA

(Mónica Prepara Su Venganza Contra Chacorta)

Ximena pergunta a Aurelio Casillas se ele teve alguma coisa a ver com a morte do cardeal Pastrana. Aurelio promete a Ximena que ele vai mudar. Turco diz a Ximena que agora que corrigiram todos os problemas com Aurelio, ela não precisará das passagens para fugir com as meninas.

Horário de Brasília

HD onde disponível

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.